Que tipos de acabamento são usados nos suportes dos Abrasivos Flexíveis?

A combinação estrita suporte/abrasivo tem de ser muitas vezes complementada com um acabamento para lhe conferir flexibilidade, rigidez adicional ou, simplesmente, para permitir o seu uso com determinadas ferramentas ou equipamentos. Os acabamentos seguintes podem ser usados simplesmente aplicados no suporte ou com diversas combinações entre eles.

  • Veludo (Vel) – é a situação mais comum e destina-se a permitir o uso de discos ou folhas em equipamentos ou pratos com um sistema do tipo Velcro® para permitir a fácil e rápida operação. O veludo pode apresentar uma extensa gama de gramagens e resistências.
  • Cola – tipicamente do tipo PSA, que permite um uso semelhante ao veludo, embora se destine a necessidades específicas. Também tipicamente empregue em discos e folhas.
  • Esponja – para conferir amortecimento ao abrasivo revestido, normalmente com um suporte em papel. Pode ter distintas espessuras e elasticidades.
  • Reforços – da mais variada natureza, tanto em papel como em material sintético, destinando-se a conferir mais resistência ou rigidez ao suporte. Não é de aplicação generalizada, sendo desenhado para situações particulares.