Discos Fibra, Alox, P16-P180

Medidas(mm) 100, 115, 125, 150
Abrasivo Óxido de Alumínio(Alox)
Grãos P16 a P180
Suporte Fibra vulcanizada

O Alox (Óxido de Alumínio) é o tipo de abrasivo mais difundido. Constitui um excelente ponto de partida para a maioria das aplicações. É a solução ideal quando se pretende capacidade de resistir ao fraturamento e agressividade média. É durável, com arestas de corte resistentes, apresentando um desgaste contínuo.

A fibra vulcanizada é um material compósito feito de celulose (algodão ou fibras de celulose). É produzida guiando mantas de fibras de algodão e/ou celulose através de um banho com produtos químicos, causando a dissolução parcial das fibras, sendo depois prensado de modo a unir as fibras normalmente sem a adição de quaisquer agentes de ligação. O produto final tem uma grande estabilidade, resistência mecânica, baixo peso, excelente ductilidade, mas há duas características que devem ser realçadas.
Por um lado, é resiste a temperaturas até cerca de 110°C, pelo que, durante a operação com discos de fibra não devem atingir-se estes níveis de temperatura.
Por outro, fibra vulcanizada é higroscópica, i.e. absorve ou liberta humidade do ambiente, causando alterações de volume nas fibras. Por isso, os discos de fibra expostos a muita ou a pouca humidade têm tendência a deformar. Recomenda-se, o seu armazenamento em ambientes com níveis de humidade relativa entre 45% e 65%.
A fibra apresenta espessuras que, em disco (a sua aplicação mais comum na industria dos abrasivos) podem variar entre 0,6 e 0,8 mm de espessura,

Os grãos apresentados são os mais comuns para as operações em causa, mas não esgotam todas as alternativas disponíveis. Teremos todo o gosto em o ajudar a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Os diâmetros indicados são os mais comuns na industria. A OTA tem disponíveis mais opções, dado que produz formatos à medida das necessidades dos seus clientes.

O discos de fibra apresentam normalmente 5 furações tipo de modo a encaixarem nos diversos equipamentos.